O disco dos discos


A Revista Veja da semana passada fez uma materia sobre o disco KIND OF BLUE, de Miles Davis, que completa 50 anos. O disco, nao Miles, que ja morreu.

O disco dos disco, a banda das bandas, os musicos dos musicos.

Miles Davis - Trompete
Julian "Cannonball" Adderley - Saxofone Alto (exceto "Blue in Green")
John Coltrane - Saxofone Tenor
Bill Evans - Piano (exceto "Freddie Freeloader")
Paul Chambers - Contrabaixo
Jimmy Cobb - Bateria

Naquela velha questao dos 10 discos que eu levaria para uma ilha, eu digo que oito nao sei, mas levaria dois exemplares de KIND OF BLUE no caso de um deles riscar, quebrar, perder-se.

"So What" - 9:22
"Freddie Freeloader" - 9:46
"Blue In Green" - 5:37
"All Blues" - 11:33
"Flamenco Sketches" - 9:26
"Flamenco Sketches" - 9:32 (Faixa Bônus)

Nesse disco, Miles Davis inventou uma nova linguagem. Na pre-historia os individuos se comunicavam com grunhidos, depois a humanidade inventou a fala, a escrita e no meio do seculo XX, Miles Davis inventou uma linguagem na surdina do trompete.

Tudo que nos resta e' ouvi-lo e tentar decifrar o maximo do minimo. Pela primeira vez na historia da musica popular do mundo, o minimo e' o maximo.

Nunca mais nada teria tal plenitude e sensibilidade em concepcao artistica, nem o Album Branco dos Beatles, o Led Zeppelin IV, A Clara Crocodilo de Arrigo Barnabe ou Joao Gilberto Voz e Violao. Todos discos historicos, mas nada que nos de essa eterna sensacao de que deus era um engenheiro de som naquele estudio em 2 de marco e 22 de abril de 1959, em New York.

6 comentários:

Polly disse...

Ahh. parem as prensas.

tu é o Punkssauro e nao me diz nada?

{vergoinha}

Polly disse...

Eu que viajei.

Qdo te vi na Rê como Nei, achei ser uma outra pessoa.

hj que vi ali do ladinho do teu blog Punkssauro...rs

entao ja te conheço ha tempos.

*-*

Erika disse...

Eita, que análise! Eu gostaria de entender mais sobre esse estilo de música, mas sou analfabeta nesse quesito. Mas ir acompanhando os textos de quem gosta do assunto já é um bom começo, penso eu... Beijo.

Kenia Mello disse...

Oh, yes, Nei, oh, yes!

Leela disse...

então. De novo.
"Eu te indiquei para um selo, passe no meu blog pra pegar, ok?

:)"

Sabe como, né?

São Paulo Urgente disse...

Manda pro São Paulo Urgente algumas tirinhas...

Gladstone Barreto