AROUND EMPILHADEIRA

Hoje é o dia do exame prático e escrito de empilhador, piloto de empilhadeira. Dia D.

Na prática, é um automóvel que ao invés de virar as rodas da frente, vira as de trás. E num carro comum, o ângulo de giro da roda chega a quase 40 graus, na empilhadeira, a 70 graus. Vira bem o bicho.
Freios a tambor só na frente. Suspensão nula, é um carrinho de rolimã com o piloto a 1.50m do solo, duro feito um cd.

Na teoria, é um livrinho de quase 250 páginas todo em japonês. Tem capítulos jurídico, mecânico, técnico de volante e uma aulinha básica de física. Tem um japa que está me ajudando e muito. Ele gosta de futebol e eu tenho muitas histórias de futebol. Ganhei o moço nas quatro linhas. Ele nunca ouviu falar em Sócrates, imagine. Eu to falando do meio campo da seleção, não do grego. Mas eu ensinei a técnica do pé de apoio junto à bola na hora do chute a gol. Ele falou que vai ensinar o filho dele que ainda está na barriga. Ele disse que enquanto conversávamos, a mulher dele estava no hospital fazendo ultrasom para confirmar se eram gêmeos.

Ontem falamos de café, do folclore criado sobre nossa bebida nacional.
Aqui no Japão vende-se muito café em lata nas máquinas automáticas em qualquer esquina. Em lata. Apesar de ser baratíssimo, quase ninguém tem um coffee maker e ninguém conhece o maravilhoso filtro de pano. Café na lata ou nos coffee shops xiquis, Starbucks, Doutor ou Bad Ass. O expresso curto do Doutor é muito bom. Curto e grosso feito aqueles em Milano ou Firenze.
Para agradecer ao japa-meu-mestre, e seguindo uma tradição local de agradecer com algo comestível, comprei um pote de café solúvel da Nestlé brasileira, um troço escrito extra forte. Hoje ele não dorme. E vou indo que tem que chegar antes pra eu passar meu livro forrado de anotações estrambólicas - pelo menos em português - para um outro brasileiro que está estudando lá e vai fazer os mesmos exames no sábado.

Semana que vem vou agendar outro curso. Enfermagem?

6 comentários:

rnt disse...

mas tu ensinou o japa a usar o coador de pano? ^^

Abel disse...

Amanhã falas ao japa-teu-mestre sobre cachaça. Se ele perguntar do que se trata, respondes: Ah, é uma bebida tipo um blog na Internet chamado Estrovenga.

SÃO PAULO URGENTE disse...

Vai fundo...que vc consiga vencer!

LuMa disse...

Mamma...É um tratado? Se fosse tudo em japonês ainda vá lá, mas o meu pobrema é decifrar os termos em estrangeirismo, ô povo que adora isso! Qto ao novo curso, se vc morasse aquí, eu recomendaria o de hidráulica. Qdo vejo os encanadores circulando com Ferraris e Maseratis por aí e passando os fins de semana nas suas casas de montanha, penso porque não nascí homem. E ainda, os encanadores conhecem ambos os Sócrates! Beijos.

Abel disse...

Perdoa-me o imperdoável erro de regência: "Amanhã fala ao japa-teu-mestre..." e "...responde: Ah, é...". E tem também o problema do "Amanhã". Me esqueço que vou pra cama quando almoças, me levanto quando bates ponto, enfim, que o meu amanhã é o teu hoje.

Empilhashop disse...

Boa Tarde. Parabéns pelo Blog é inteligente e de muito bom gosto. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado. EmpilhaShop