CUIDADO COM OS PORCOS QUE ESPIRRAM


Está escrito espirram.
Dizer que a gripe suína é mexicana é uma maldade. Atualmente o foco pode ser lá, mas toda gripe nasce na Ásia, a original, os clones e variações.
Esta, H1N1, é uma variação da H5N3, a gripe viária.
Há alguns anos o problema era a vaca louca. Depois as migrações intercontinentais de pássaros levando a gripe e agora, os porcos.
Não culpem os vegetarianos, não é catiça dessa gente boa.
As autoridades sanitárias - que geralmente nunca pegam a doença, mas sabem de todas - estão com medo de uma pandemia a partir do México. Dizem que há um foco em Nova Iorque e outro na Califórnia. Os EUA estão com focos de costa a costa e isso não é bom.
Alguns vôos entre o Brasil e Japão passam pelos EUA, tanto na costa leste (Nova Iorque, Atlanta, Miami), quanto oeste (Los Angeles, Seattle). Os aeroportos japoneses intensificaram a fiscalização.
A grande maioria dos infectados são pessoas que lidam diretamente com os suínos. A minha preocupação é que aqui em Hamamatsu, os pequenos produtores rurais usam fezes de porco para adubar. Eu sei por causa do cheiro que fica só de passar de carro.
Pandemia virou sinônimo de porcaria.
Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional - febre superior a 39oC repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional. A maioria dos infectados parece estar na faixa de jovens adultos, pois as crianças e idosos que foram vacinados contra o vírus da gripe comum têm suas resistências imunológicas fortalecidas.
Mas o eterno e grande segredo está em lavar as mãos patati patatá. Higiene básica e tudo bem.
E vá de escada, evite elevadores.

3 comentários:

LuMa disse...

Não tenho nada com a turma da conspiração, mas se pintar uma indústria farmacêutica por aquí e disser que já dispõe de vacina, vou ficar com uma pulguinha atrás da orelha(rs)...

Qto a evitar elevadores, qdo foi a última vez que vc pegou o metrô na Sé, sentido Jabaquara, na hora do pico? Experimenta. Se conseguir entrar, parabéns. Se conseguir sair, parabéns duplamente.

rnt disse...

hahaha, vamo lavano as mão tudo aí, cambada!

SÃO PAULO URGENTE disse...

Programas para O Gripado
Assistir jogo do Palmeiras
Escutar o War Pigs do Black Sabath
Ler porcos com asas...

Brincadeirinhaaaaaaa.....