Diz a lenda









Literalmente, SHIMADA KEN ITI significa “arrozal da ilha” (島田 - Shimada) e “primeiro saudável” (健一 - Ken iti), o que na verdade não significa nada, pelo menos em português.

É a mesma coisa que chamar o Pereira de pé de pêra ou o Fisher de pescador, e de fato, assim são os vocábulos, mas não os nomes.

Os nomes são as coisas que estão ao redor.

Diz a lenda das noites de lua cheia que o pequeno curumim perguntou ao pajé a origem dos nomes das pessoas. O pajé respondeu que durante o parto, o pai fica junto com os amigos e parentes fora da oca pitando, orando e cantando para que tudo de certo lá dentro. Assim que a criança nasce, ele entra, pega o rebento, traz para fora e dá o nome da primeira coisa que está vendo.

E então o curumim perguntou:

- Por isso me chamo Cachorro Louco Trepando no Eclipse?

Eu já sabia que os kanjis, originários da China, são escritos da mesma forma nos dois paises, mas pronuncia-se a mesma coisa de formas diferentes. Por isso meu nome ficou assim, o mesmo kanji e significado, mas diferente.

Diz a lenda da numerologia japonesa que existe uma quantidade certa de pauzinhos para cada nome. Algumas combinações não são perfeitas e dizem que isso traz azar para a pessoa. Talvez por isso repetem-se nomes em japonês com certa facilidade ou algumas pessoas carregam o nome escrito, mas são chamadas pelo nome que alguém escolhera, mas não era perfeito.

Diz a lenda que quem deu meu nome japonês foi a minha avó Tamy que na verdade, não é Tamy e sim Fussae ou Fussako, não tenho certeza, e ela não usa por causa da numerologia.

Ao embarcar no Brasil, escreveram o nome dela errado. Por anos ela ficou Tomy, depois consertaram.

O meu sobrenome também, na verdade é Shimada, mas erraram no porto de Santos com o meu avô e ficou Schimada, como se fosse germânico.

Acontece.


2 comentários:

osmar disse...

...haha... gostei! Então você é um Schimada que não vingou a raiz germânica. Sou um "Castanha" aportuguesado que, na verdade, deveria chamar-se "Castagna", obedecendo as raízes carcamanas... enfim, sou o que sou, não por acaso, mas as tais raízes acabam mexendo conosco, estou errado? Um abração, Shimada San.

the Osmar

Maíra disse...

Não sabia essa do nome da Ba...
Então na real..sou a única Tamy... rsrsrsr
Vi num site que significa charmosa... hauahauhaua

E origem japa...ainda não descobrimos o que significa... vai ver nem é japa... rsrsrs