Comunas do Além Mar


Regimes comunistas são formados por umas bestas quadradas. Nenhum dos países que adotaram tal sistema podem ser considerados bem sucedidos. E isso não quer dizer a Disneylândia a cada esquina para o camarada proletário, mas um pouco de coerência - ainda que capitalista.

Já fui membro de um partido comunista brasileiro, um dos dois históricos PCB ou PC do B, não lembro qual, faz muito tempo.
Juro, não lembro mesmo. Só fui lá uma vez, no dia que preenchi uma ficha de filiação. Depois ficaram mandando panfletos pelo correio, até que desistiram. Eu já tinha desistido deles muito antes.

Ter amigos comunistas é outra coisa e eles não são ou eram bestas quadradas. Os amigos comunistas prezavam por serem despojados na estética. Isso é um modo simpático e educado de dizer que nunca tinham grana e vestiam-se mal.
Todos, inclusive eu, sonhavam com um mundo melhor. Não sei se mais charmoso ou sofisticado, mas melhorado. Nunca consegui concluir essa idéia de um mundo melhor. Acho os Testemunha de Jeová melhores nesse sentido, pelo menos eles sabem o que querem e o que não querem. Querem carro zero na garagem, mas transfusão de sangue, por exemplo, não querem.

O engraçado é que os países comunistas adoram e adotam a rodo e a bala a pena de morte. Meus amigos comunistas brasileiros não concordam com isso. Eu também não.

Naqueles tempos, depois que li "Porcos com Asas", achei que jovens comunistas italianos e jovens comunistas brasileiros tinham pouca coisa em comum. O jovem comunista italiano tinha uma força política e intelectual mais arrojada e consistente. A maioria de nós do socialismo moreno queríamos mudanças, na verdade, queríamos qualquer coisa, menos o presidente Sarney e o ministro Maíson da Nóbrega no poder.

Quando o comunismo era uma coisa juvenil, utópica e defendida entre goles de chope, tudo se completava e íamos dormir tranqüilos. Mas quando uma besta quadrada feito o presidente norte-coreano manda atirar numa ilha sul-coreana depois de admitir que tem mais uma usina nuclear, é de se pensar. Principamente quando é possível avistar o sul da península coreana além mar, de um ponto específico da província japonesa de Yamaguchi. Tudo muito próximo.
Eles já dispararam um míssil que cruzou o céu do Japão e caiu no Oceano Pacífico. Dizem que foi um lançamento de satélite. O presidente norte coreano leva a sério esses assuntos de boa vizinhança, principalmente quando ele é daqueles vizinhos que tem três rottweilers, um muro baixo e fama de cachaceiro.

2 comentários:

TARCIO VIU ASSIM disse...

O certo é que todas as grandes guerras e tragédias da humanidade e todas as próximas que virão começaram/começarão com atos insanos de bestas quadradas no poder.
-
Nunca devemos subestimar nossa capacidade humana de fazer grandes cagadas.

Gilson Santos disse...

Fala a verdade!!
Ta todo mundo torcendo para um novo BUMMM no mundo, afinal a segunda guerra rendeu muitu em grana e em livros.
Estao sedentos por sangue, por miseria barata na TV patrocinada pela coca-cola.
Aprendemos que guerra e legal desde pequenos, visto que meus tios me deram de presente de aniversario o jogo batalha naval aos 10 anos.

Sem comunas ou capitalistas nos restaria o que?