Amanheceu assim



Moro em Hamamatsu há 17 anos e nunca vi nada parecido com a nevasca de ontem à noite.
Amanheceu assim.
Aliás, nessa região do Japão nunca neva nos invernos, mas uma conjunção de fatores, etc, amanheceu assim.
O Suzuki preto é da Nanci. O branco é o meu. Amanheceram assim. Nenhum deles tem pneus de neve. Fomos trabalhar deslizando, é um perigo, dá medo. Aqui nas duas esquinas de casa deu porrada por derrapagem, na esquina de lá e de cá.
Vocês devem estar perguntando porque a molecada está indo de capacete para a escola. É assim mesmo, seja verão, inverno, calor, frio. Eles criam grupos que fazem o mesmo caminho e vão juntos à escola por segurança. Mesmo em dias de chuva, eles vão andando de turminha para escola, fila indiana desde pirralhinho, coisa de 6, 7 anos de idade.
Nas esquinas, pais voluntários e velhinhos e velhinhas aposentados se revezam durante o ano para controlar o trânsito.
Por isso, no Japão não tem fila de mães e carros esperando filhos em porta de escola parando o trânsito da cidade.
Claro, em dia de temporal, tufão ou disco-voador, pode ser.
Nem na neve de ontem, rolou isso.
E olha que amanheceu assim.

4 comentários:

osmar disse...

Quem vê a foto, apaixona-se pelo visu, pelo colorido, mas não imagina o que há por trás de algo assim, não é mesmo? Fico imaginando a cena, acordar e de repente... PIMBA ... encontrar essa tela branca à minha frente com um dia repleto de coisas a serem feitas sem a presença da neve... deve ser complicado, amigo! O "espreguiçar" da natureza está mudando o cotidiano das pessoas... 1 abraço,

the Osmar

rnt disse...

quesfotosdahora e quemedo. por aqui chove dinossauros, e uma chuva curtinha quase acabou com a cidade. assustador. cai um pouco de água do céu e a gente fica a deriva, como se nao chovesse todo ano, como se fosse uma novidade a chuva.
engarrafamento de pais e maes em porta de escola seria o de menos, mas se nem isso, imagina o resto.
bj

rnt disse...

e eu achei a coisa mais tchuca esses molequinhos de capacete brancooooo

TARCIO VIU ASSIM disse...

Daqui do sertão, nesse calor de fornalha do inferno, fotos assim parecem vindas de outro planeta, de outra galáxia... e dão uma inveja! ... apesar de todos os vários problemas que essa neve toda deve causar.