Kafunsho - febre do feno


Entre fevereiro e abril acontece a polinização dos cedros e ciprestes das montanhas centrais do Japão. Na foto ao lado, o que parece ser fumaça ou neblina, na verdade é pólen.
O cedro (sugui) é plantado ostensivamente para que sua madeira seja usada em construção civil. Durante a 2a. guerra mundial, devido aos bombardeios lançados pela marinha norte-americana, muitos bosques foram queimados, desde então, replantam cedros e ciprestes. O problema é que aliado à queda do setor de construção após a recente crise financeira mundial, existe o fato de que comprar madeira pré-cortada européia e canadense sai mais barato do que colher e manufaturá-la aqui. Ou seja, o que era para ser colhido, não foi. Tem o fato de que no ano passado o verão foi o mais quente das últimas décadas e prolongou-se até o final de setembro. Isso significa que a florzinha produziu mais pólen para ser lançado na primavera do ano seguinte - hoje.
Esse pólen irrita os olhos, a pele, o nariz e a garganta. Parece que há um bilhão de formigas sapateando no céu da boca. Espirra-se muito e o nariz parece uma cascata escorrendo. Colírio constante nos olhos e beber muita água ajudam a evitar o ressecamento e irritação da garganta.
Chama-se febre do feno, mas não rola febre. Pode-se até confundir com um resfriado comum, só que vai durar algumas semanas.
Até abril é esse inferno.

6 comentários:

Bem disse...

Ah,eu vi isso com meu sogro na NHK. Realmente, as florestas parecem estar em chamas. Graças a Deus só tenho que temer a poeirada de casa...

Nei kS disse...

Bem, você é nkkei?

Bem disse...

Não. Longe disso. Mas minha esposa é sansei.

TARCIO VIU ASSIM disse...

Aqui também dá uma alergia danada na gente, no tempo da floração da jurema preta. Menos dramática, porém, que esse relato seu, Sir Ney.

TARCIO VIU ASSIM disse...

Aqui também dá uma alergia danada na gente, no tempo da floração da jurema preta. Menos dramática, porém, que esse relato seu, Sir Ney.

Cesar Kayanoki disse...

Eu moro no Jp e sempre tenho que ir ao médico por causa dessa praga.

Chama-se cafun-chô o nome dessa alergia.É super comum aqui no jp e acaba com o bom humor de qualquer pessoa.