3 são as reticências

Algumas pessoas escrevem seus textos e recadinhos e usam as reticências como se fossem uma fila de formigas passeando pela tela ou papel.

Ou botam as tais reticências com quatro pontos.

O que significam os quatro pontos? Uma suspensão maior para os devaneios que se seguem e que teria igual significado aos tradicionais e seculares três pontos?

Suspensão com mais de três pontos de reticências e/ou as formigas estúpidas devem ser algo muito próximo do estado de coma clínico semântico.

Ou um reticente astronauta em flutuante suspensão mandando seu torpedinho.
Pode ser também que a pessoa esteja desmaiando com o indicador apoiado na tecla de ponto e durante a queda tenta se segurar para não desabar de vez.
Mas já fez desabar o idioma e uma regrinha básica: reticências são feitas com apenas 3 pontos. Três.

Então que caia bem estabaque cataplof.

Além de ilegível, esse troço de alterar reticências para mais é feio e ardiloso.

A escrita é um istrumento de comunicação e não matéria prima para cacazinha emocional.

Já conversei sobre isso com um amigo há alguns anos. Na ocasião eu disse que havia lido um email com tantas reticências no final de todas as frases que elas ainda estão valendo. Ainda hoje, penso naquele email - que nem lembro o que propunha - mas sinto e vejo a idéia que ficou por terminar e claro, ainda não concluiu devido ao incontável número de pontos que ainda passam pela minha cabeça feito música chata.

Deveriam criar um software que faz sair uma mãozinha do computador e dá um tapinha na mão de quem tecla quatro pontos de reticências. Se persistir no erro, toma numa martelada. Na terceira vez, a martelada é no teclado.

Depois disso, a própria pessoa se martela na têmpora e cura a humanidade desse tropeço linguístico.


Um comentário:

Gervasio Braga disse...

Finalmente encontrei isso! Eu sempre odiei quem usava reticências com mais de três pontos mas nunca tive certeza se erra errado. Primeiro blog/site que eu encontro tal matéria. Obrigado!